segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Macau na obra de Edward Ashworth (1814-1896)

Edward Ashworth (1814-1896) foi um conceituado pintor e arquitecto nascido em Inglaterra em 1814. Notabilizou-se pela concepção de diversas igrejas: Cullompton, Dulverton, Bideford, Lympstone, etc...
Entre 1842 (com 28 anos) e 1846 viajou até à Ásia passando pela Nova Zelândia e Austrália. No troço entre Sydney e a China, no regresso a Inglaterra, passou por Macau, Hong Kong e Cantão.
A visita a Macau ocorreu em Maio de 1844 tendo Edward vivido em Hong Kong cerca de dois anos. Na sequência dessa viagem, já em Inglaterra, escreveu a obra "Chinese Architecture" em 1851 onde podem ser encontradas dezenas de aguarelas.
Ashworth escreveu ainda um artigo intitulado "How Chinese Workmen Built and English House," e que foi publicado na The Builder, a 1 de Novembro de 1857. É que ele não se limitou a pintar paisagens. Também registou ao detalhe todos os aspectos da arquitectura chinesa.
Thomas Richards também lhe dedicaria um extenso artigo na Architectural Publications Society, em Londres, em Fevereiro de 1853. Nele pode ler-se:"Mr. Edward Ashworth, architect, of Exeter," who, "having been resident in China for nearly two years, has supplied from his note-book the original and chief portion of this paper, with the accompanying illustrations."
Recentemente a empresa australiana Hordern House editou um catálogo - Edward Ashworth: Hong Kong & Macau - que reúne 14 trabalhos (aquarelas) de Edward Ashworth feitos naquelas duas colónias europeias em meados do século 19, logo após a primeira guerra do ópio. Algumas das obras tinham sido impressas pela primeira vez em 1851.

Os registos incluídos neste catálogo não foram os únicos que Edward fez em Macau. Existem mais. Por exemplo, esta vista panorâmica da baía da Praia Grande em 1844 (imagem abaixo), e ainda o Templo de Tou Tei, no Patane (assinalado em baixo).

Marciano Baptista e George Chinnery são outros dos pintores que à época estavam em Macau.

Sem comentários:

Enviar um comentário